Os alicerces de uma competição
Está na hora de começar o planejamento para a próxima competição ou para a temporada 2011. Comece com as sua prioridades e saiba em quais competições você quer atingir o melhor desempenho.
Um dos grandes estudiosos do treinamento esportivo, o professor Tudor Bompa, define que este período é um estágio de treinamento temporário no qual são maximizadas as capacidades físicas e psicológicas e os níveis de preparação técnica e tática estão ótimos. Resumidamente, este é o último objetivo de preparação esportiva.
Eu defendo a teoria do norte-americano Joe Friel de utilizar as competições em três níveis, nomeadas neste artigo de A, B e C.
Competições de nível A: São as provas mais importantes do ano. Aquelas para qual o todo o planejamento é elaborado. Próximo desse evento o atleta realiza uma redução significativa dos treinamentos e permite o organismo supercompensar e atingir um desempenho ainda melhor.
Competições de nível B: São aquelas onde o atleta realiza uma redução no volume e/ou intensidade durante a semana do evento. O atleta participa dessas competições sem estar no auge de sua melhor forma física.
Competições de nível C: São aquelas onde o atleta não realiza nenhuma mudança na sua rotina de treino para que possa participar desses eventos. A própria competição é considerada como uma sessão de treino.
Separar as competições em A, B ou C não tem nada a ver com querer ou não ganhar o evento. O pensamento ao participar de uma competição é sempre o da vitória, porém a conquista dela é uma conseqüência de uma série de fatores, que dentre eles podemos destacar o treinamento esportivo.
Priorizar as competições tem a ver com a possibilidade de maximizar seus resultados em determinadas competições. Este é um ponto de difícil entendimento, mas absolutamente importante e que muitos atletas e treinadores não prestam bastante atenção.
A PROGRAMAÇÃO
O primeiro passo para que possamos elaborar um perfeito programa de treinamento, visando uma competição A é fazer um trabalho de longo prazo cuja extensão pode variar de 17 a 22 semanas.
Em outras palavras, se você espera obter o seu melhor primeiro no início de fevereiro e somente começou os treinos em dezembro provavelmente terá que escolher um período um pouco mais adiante para obter este resultado.
Quantos picos de rendimento eu posso ter ao longo do ano? Esta é uma pergunta muito freqüente e que a sua resposta depende de vários fatores.
A habilidade do atleta em suportar altas cargas de treinamento, o tipo de competição para o qual você esta se preparando e a semelhança e diferenças entre os eventos são alguns dos aspectos que definirão quantos “picos” o atleta poderá atingir ao longo do ano. Outro fator a ser considerado é a sua idade. Atletas mais novos conseguem obter mais picos de performance (três no máximo) numa temporada do que um atletas máster por exemplo.
Por exemplo, atletas que treinam para as grandes voltas ciclísticas - como o Tour de France - geralmente apresentam somente um pico durante o ano, diferente dos atletas que participam somente das provas clássicas que podem obter mais picos de rendimento ao longo do ano. Nestas condições a maioria dos ciclistas atinge de um a três picos durante a temporada. Se você está em dúvida, eu sugiro que comece programando somente dois ao longo da temporada.
CONSIDERAÇÕES
Como pode ser apontado, há muito que considerar ao fixar as prioridades durante a elaboração de um planejamento esportivo. Comece revendo o que você fez durante esta temporada e onde você conseguiu os melhores rendimentos e considere as questões abaixo:
Você tem tempo suficiente para se preparar para uma competição?
Existe um bom intervalo entre as competições A que você deseja participar?
Você limitou adequadamente o número de competições?
Colaborou Hélio Antônio Correa de Souza. Formado em Esporte pela Universidade de São Paulo (USP) Mestre pelo Instituto de Ciências Biomédicas (USP) Preparador físico de diversos atletas da Elite do ciclismo de estrada e do Mountain Bike. Dentre os títulos como preparador físico estão o campeonato Brasileiro de Mountain Bike, a Copa Internacional, o Campeonato Brasileiro de contra-relógio, o Campeonato Paulista de Ciclismo dentre outros.
Caraca! Como tenho, melhor dizendo, teria, vontade de fazer um planejamento desses, mas comecei, aliás, vou começar tarde a pedalar uma bike. Mas não desisto, e quem sabe, com a idade sendo esticada pela moderna ciência, e você vai ser o meu técnico. Aceita? rs.. Falo de verdade..rs. Abração do Zé
ResponderExcluir